Esteja sempre presente. Transforme o fel em mel. Compartilhe somente o que é bom. Seja nada.

30 de maio de 2007

A gente japonesa

Dia 29 de maio

Comecei a ler outro de Jun´ichiro Tanizaki: As irmãs Makioka (Sasameyuki 細雪). Meu desejo é observar as estruturas familiares do Japão ao longo de sua história. Achava eu que, tendo crescido numa família de origem japonesa, e tendo vivido no Japão por dois anos, já conhecia bastante sobre os costumes que vemos até hoje em nossas famílias. Mas lendo "Lendas de Murasaki" que mostrou-me como as famílias se organizavam no século 10, e "Xogun" que mostrou-me o século 16, compreendi inúmeras nuances e detalhes que até hoje existem nas estruturas familiares japonesas. As regras sociais que norteiam os casamentos, a vida do homem, a vida da mulher e tantas outras coisas, evoluíram de diversas formas em cada civilização. Está sendo muito interessante ter acabado de ler "O livreiro de Cabul" e agora ter contato com o Japão nas primeiras décadas do século 20. Já estou considerando de forma diferente as coisas de minha própria família.