Esteja sempre presente. Transforme o fel em mel. Compartilhe somente o que é bom. Seja nada.

22 de março de 2009

Da solidão


Fui dar aula em São Luis do Maranhão. Aproveitei para assistir um DVD que me emprestaram: Tony Takitani (a resenha nesse link está muito básica, para não dizer tola...) com trilha de meu artista preferido, Ryuichi Sakamoto. Fantástico. Veja o trailer. Não sei onde se consegue aqui no Brasil. Esse que assisti foi adquirido em Londres. A solidão é presente. A circunstância da vida do protagonista o fez preferir a solidão. Mas, ao conhecer o amor, ele vê o quão ruim é estar só. 

Hoje liguei para dois amigos muito próximos para ver se me encontrava com eles ao chegar em São Paulo. Um deles estava com febre, de cama. Tudo bem, vamos então nos encontrar semana que vem. 
Estou só. Mas, depois de tudo o que aconteceu nos últimos tempos, ainda não me senti solitária. Não sei se isso é bom. Sinto-me independente demais.
Que bom que não vim a combinar nada, pois tive problema em meu vôo. Estávamos todos embarcados. Tinha reparado que o vôo estava lotado. Já tinham fechado a porta "em manual"...Surgiu um funcionário que anunciou: a aeronave estava com excesso de peso.  Sete voluntários teriam de desembarcar e voar no vôo seguinte. 
Pensei eu: não tenho problema nenhum em chegar mais tarde. Além de não haver ninguém me esperando, não me prejudicarei por chegar uma hora depois. Claro que adoraria chegar logo ao aconchego de meu lar, mas posso ir nesse vôo posterior. Mas, na verdade, eu gostaria é que as pessoas pensassem assim também, no dia em que eu não puder ajudar.
No fim, como era de se esperar, conheci pessoas interessantes, dentre as tais sete "voluntárias". Como seria o perfil de pessoas que se propõem a mudar de vôo para que ele possa partir dentro do que a lei manda? Pessoas objetivas, que desejam solicionar logo uma situação?  Pessoas medrosas ou não que desejam fugir de um vôo supostamente inseguro? Pessoas que desejam ajudar o próximo?? Que é isso!.. Pessoas que não têm o que fazer?!.. E eu? Onde me encaixo??
Bem, talvez não haja uma regra e seja uma perda de tempo ficar aqui tentando teorizar algo.