Esteja sempre presente. Transforme o fel em mel. Compartilhe somente o que é bom. Seja nada.

22 de março de 2009

Da qualidade de serviço

Primeiro tomo a liberdade de me vangloriar. Mais um curso se foi. Fiquei especialmente satisfeita com minha performance. Vi que o pessoal saiu bem satisfeito. Normalmente, nos cursos que dou, os alunos devem preencher uma avaliação do professor. Sempre tenho o prazer de ser informada da boa avaliação que recebo. Neste curso não havia avaliação a ser preenchida. Mas meu verdadeiro prazer não é o de ser bem avaliada no papel. É sentir esse pessoal saindo feliz da sala de aula. É ver as carinhas satisfeitas. É ouvir um "Boa viagem, professora". É receber um abraço agradecido. Claro que qualquer pessoa deve se sentir bem ao ser bem avaliada. Mas quantos professores será que estão preocupados com o impacto de sua performance nas vidas de seus alunos?..

Quantos prestadores de serviço estão verdadeiramente preocupados com a satisfação de seus clientes??.. No vôo mencionado anteriormente, nenhum funcionário da TAM se mostrou minimamente constrangido pelo fato de passageiros terem tido que desembarcar, e ficar de pé por pelo menos meia hora, sem poderem fazer nada. Nenhum deles procurou amenizar a situação, buscando alguma forma de diminuir o desconforto. Enquanto estiverem com esse nível de consciência com relação ao cliente, as empresas brasileiras ainda não conseguirão decolar para tão longe...