Esteja sempre presente. Transforme o fel em mel. Compartilhe somente o que é bom. Seja nada.

22 de março de 2008

100 anos da imigração japonesa no Brasil

Esse ano é o da comemoração dos 100 anos em que aportou no Brasil o navio Kassato Maru, vindo do Japão, trazendo imigrantes.
Para compreender profundamente toda a história e a evolução dos acontecimentos desde então, comecei pelo livro: "Uma Epopéia Moderna: 80 anos da imigração japonesa no Brasil" Vários autores – Comissão de Elaboração da História dos 80 anos da Imigração Japonesa no Brasil.
Eu achava que já sabia tanto mas, na realidade, era quase nada!.. Depois de muita emoção, e até mesmo indignação pelos momentos árduos pelo qual comunidade passou, hoje estou compreendendo muito mais coisa sobre minhas origens e dado mais valor a tantos feitos.
Para se informar sobre os eventos comemorativos, entre no site oficial. Para se manter em dia com as coisas do Japão no Brasil, visitem o site do Bunkyo, a Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e Assistência Social.

A Balada de Narayama


Outro filme forte, para refletir...

Sinopse: Em um pequeno vilarejo japonês, todos que chegarem ao 70 anos devem ir ao topo de uma certa montanha para morrer - e a recusa seria uma desonra para suas famílias. Orin (Sumiko Sakamoto) é uma senhora de 69 anos, mas só morrerá em paz quando souber que seu filho mais velho, Tatsuhei (Ken Ogata), tiver encontrado uma esposa.

Premiações: Ganhou Palma de Ouro no Festival de Cannes em 1983 e Melhor Fotografia no Festival Internacional de Cinema do Havaí, em 1984.

Há muitas passagens por demais inquietantes, se considerarmos os dias de hoje. Mas o que deixo aqui para refletir é sobre o que ficou para mim: será que conseguirei morrer dignamente, sem medo, com honra, em paz? Gostaria de morrer como tantos mostrados em filmes: aqueles que, mesmo sentenciados injustamente, seguem pelo corredor da morte de cabeça erguida, e não como outros, que vemos cheios de desespero, tentando fugir a todo custo.

De novo o Kevin

Àqueles que não apreciam gatos, desculpem-me..




Mas essa é minha diversão: editar vídeos no meio da madrugada!..